O projeto UIM foi criado em 2006 a partir da iniciativa conjunta da Universidade do Porto (UP) e da Universidade de Oviedo (UO), tendo sido valorizado com a participação da Escola Naval (EN). Estas três entidades trabalham em equipa num sentido único: o de proporcionar a estudantes do ensino superior, de qualquer área do saber ou ciclo de estudos, uma experiência de formação rica e diversificada, envolvida num ambiente multidisciplinar e em cooperação, onde a componente principal é dar plena propriedade ao lema da UIM, Conhecimento e Aventura.

A UIM desdobra-se em três ciclos principais: o Ciclo de Preparação, o Ciclo de Realização e o Ciclo de Conclusão. No Ciclo de Preparação efetuam-se encontros entre as três entidades organizadoras e os estudantes universitários, para apresentação do projeto, e realizam-se também ações de formação em ambiente académico. O Ciclo de Realização tem como principais componentes a realização de um Curso de Mar e a Formação Académica Superior, quer a bordo do Navio quer nos locais visitados quando atracados. O Ciclo da Conclusão caracteriza-se pelo desenvolvimento e apresentação de um Projeto de Mar realizado em grupo pelos estudantes, de acordo com a temática anual da campanha. A avaliação positiva do projeto (validada pelos Diretores UIM da UP) possibilita a atribuição de ECTS no currículo académico dos estudantes da UP.

A campanha da UIM 2014 prossegue o processo de cooperação interinstitucional, conforme o protocolo acordado entre a UP, a UO e a EN. Este ano, a UIM terá como tema central: “A PENÍNSULA IBÉRICA COSTA A COSTA. VALORIZAÇÃO DOS ECOSSISTEMAS MARINHOS.”. Está prevista a realização de dois Cursos de Mar. Em navegação, a UIM 2014 percorrerá cerca de 90 % da Costa da Península Ibérica. O Curso 1 começará em Avilés e terminará em Lisboa e o Curso 2 começará em Lisboa e terminará em Barcelona.

O Ciclo de Realização na UIM 2014, a bordo do Navio de Treino de Mar “Creoula” (NTM “Creoula”), tem os seguintes objetivos:

  1. • Ampliar a consciência marítima dos jovens;

  2. • Oferecer uma formação complementar aos estudantes do ensino superior;

  3. • Fomentar o mútuo conhecimento ibérico;

  4. • Oferecer uma experiência de Conhecimento e Aventura às Universidades do mundo.


EMBARCA NESTE PROJETO!

Uma formação diferente, onde a aposta no Conhecimento do Mar e no desenvolvimento do Team Building são as componentes principais desta Aventura.



 

Venha aprender e navegar a bordo do NTM “Creoula”

CursoS de Mar UIM 2014

CURSO 1

NAVEGAÇÃO: AVILÉS > ILHAS CIES > PORTO > ILHA DA BERLENGA > LISBOA

Ciclo de Realização: 30 de julho a 9 de agosto


CURSO 2

NAVEGAÇÃO: LISBOA > CEUTA > FORMENTERA > PALMA DE MAIORCA > BARCELONA

Ciclo de Realização: 8 a 22 de agosto

A PENÍNSULA IBÉRICA COSTA A COSTA. VALORIZAÇÃO DOS ECOSSISTEMAS MARINHOS.

CAMPANHA 2014

PRÉ-INSCRIÇÕES ATÉ 15 DE JUNHO